Se a Academia está pesando no bolso faça Ginástica Alternativa



Crises econômicas vem e vão, inesperado desemprego também e ai o preço da academia de ginástica acaba pesando no bolso e na maioria das vezes é a primeira a ser cancelada, porem muita calma nessa hora pois não podemos relaxar com a saúde e auto estima, e como "somos Brasileiros e não desistimos nunca" sempre encontramos a solução e a dica é partir para a Ginástica Alternativa.

Pelo menos até passar pela crise econômica ou outros in fortuitos, a Ginástica Alternativa tem se mostrado muito eficiente, tanto que muitos se tornam adeptos e escolhem como a melhor forma de manter à saúde e o corpo e nem retornam mais as academias, não custa tentar né.


O que é Ginástica Alternativa ?



A ginástica alternativa, ou ginástica terapêutica, vai além do exercício pela beleza, ela trata. Pode ser problemas decorrentes de estresse, má postura e mesmo reabilitação física. Emagrecer e tonificar vêm como resultado de você estar cuidando da sua saúde mental e espiritual, é claro que, também em decorrência dos exercícios que serão praticados.

Daí você me pergunta, como vou fazer estes exercícios e rapidamente te respondo Youtube, isso mesmo no youtube você encontra bons tutoriais (vou indicar no final) gratuitos com professores de alto gabarito e que você poderá fazer na sala da sua casa com excelentes resultados, para ajudar a executar os exercícios de ginástica há dicas de equipamentos que você mesmo pode produzir ou tê-los em casa como pesos, bolas, colchonetes entre outros.

Desta forma vou sugerir quatro segmentos de ginásticas alternativas de baixo custo e alta eficiência e você se surpreenderá com os resultados, vamos lá!


Alongamento


O alongamento é um exercício direcionado ao aumento da flexibilidade muscular e melhora do movimento das articulações. Os exercícios de alongamento promovem o bom funcionamento do nosso corpo, dando mais elasticidade e agilidade e ainda ajudando a prevenir lesões.

É um tipo de exercício que pode ser feito em qualquer momento, inclusive em intervalos do trabalho ou dos estudos, pois o alongamento também ajuda a relaxar o corpo e a mente. É ótimo em momentos de pressão, de ansiedade e estresse, dá uma “quebrada” nessas situações e proporcionam descanso e relaxamento necessários, seja para a tomada de decisões ou para o retorno às atividades que se estava fazendo.

O alongamento é normalmente a parte que antecede a prática de qualquer atividade física, mas fazer sessões somente de alongamento trará muitos benefícios à sua saúde – além dos que citamos acima, também ajuda a ativar a circulação sanguínea e a tonificar os músculos.

Dicas para uma boa sessão de alongamento:
Respirar fundo aumenta o relaxamento e dá o ritmo ao exercício. Respire lenta e profundamente.
Se notar que não vai conseguir determinado exercício, não force. Respeitoeo seu limite e não se preocupe, aos poucos o corpo vai acostumando e você consegue avançar.
Uma das vantagens do alongamento é que você pode fazê-lo assistindo TV, por exemplo. Enquanto faz os exercícios distraia-se vendo seu programa favorito – isso torna a prática de exercícios menos aborrecida (para quem tem esse pensamento).


Pilates


O pilates também trabalha o alongamento dos músculos, além da tonificação e a fortificação do corpo. É um exercício de condicionamento – físico e mental,  que nos leva a ter consciência do nosso corpo e desenvolver o equilíbrio do mesmo.
É um método indicado e  utilizado também por fisioterapeutas, para pacientes com problemas musculares e ósseos, ou que sofrem de dores crônicas.




Melhorar a coordenação motora e controlar a respiração são outros resultados que o pilates proporciona. O controle da respiração ajuda a controlar a ansiedade, que é para algumas pessoas o que causa o aumento de peso – pode-se dizer que indiretamente, e em alguns casos, ele auxilia em um processo de emagrecimento. E ainda, ajuda a combater um dos grandes males modernos: o estresse.


Yoga


Das técnicas orientais, o Yoga é uma das mais difundidas e procuradas pelo mundo. Ter mais saúde pelo fortalecimento do seu corpo físico e trabalhar a concentração e exercitar a mente, são alguns resultados que se obtém pela prática do yoga.
O yoga ajuda a realinhar a postura, auxilia no sistema neuroendocrinológico e a regular os batimentos cardíacos, aumenta a capacidade respiratória, ajuda no fortalecimento e tonificação muscular. Ensina as pessoas a ter consciência do corpo, a conhecê-lo e saber como lidar com ele em diferentes situações – como estresse e ansiedade, por exemplo.

Há vários tipos de yoga, para diversos fins. Enquanto uns direcionam o trabalho para a mente, outros o direcionam para o esforço físico. Não que eles não se complementem, apenas o foco que muda.

Através das posturas é que se chega a resultados de uma ginástica alternativa, pois elas exigem bastante do praticante, algumas posturas são bem complicadas e difíceis de fazer nas primeiras vezes. Toda essa movimentação vai trabalhando o corpo, que mais tarde começa a mostrar os resultados. Não deixa de ser uma forma de exercício e como todo exercício, também mostrará resultados em relação à perda de peso – pelo fato de mexer com todo o corpo e também pelo controle da ansiedade, que em muitos casos, é uma das causadoras do ganho de peso.


Lian Gong


Trata-se de um conjunto de exercícios de uma prática oriental, popularizada nos anos 70 e criada com base em exercícios orientais de alongamento, respiração e automassagem. É relativamente aprender e praticar.
Esta ginástica alternativa ajuda a prevenir e reduzir o estresse, curar dores no pescoço, ombros, articulações, costas e pernas, além de melhorar o tônus muscular.

O Lian Gong tem 18 terapias, que são 18 posições/movimentos que compõem o conjunto de exercícios. Com relação ao alívio de dores, que já fez alega que é eficiente, mas os instrutores explicam que a dor não some completamente, ela volta e que deve-se fazer os exercícios e automassagem novamente, e toda que ela voltar. As técnicas de respiração ajudam com o condicionamento físico e a movimentação do corpo ajuda a tonificá-lo. Os exercícios ajudam a suavizar as tensões e ainda estimulam a lubrificação das articulações.

É isso ai pessoal como prometi vou indicar um canal do Youtube que é Exercícios em Casa e que pra mim é a melhor coletânea que existe na internet relativo a este tema, veja o vídeo demonstrativo abaixo e Siga o Canal








Related Posts
Previous
« Prev Post